O Batismo é o «fundamento de toda a vida cristã» (Catecismo da Igreja Católica, 1213). É o primeiro dos Sacramentos, porque é a porta que permite a Cristo Senhor habitar a nossa pessoa e, a nós, imergir-nos no seu Mistério.”
O Batismo é chamado de a “porta” dos sacramentos, porque é o primeiro a ser recebido. Ele dá acesso aos demais sacramentos. É o sacramento do renascimento. Assim como nascemos para a vida, pelo Batismo renascemos para a vida em Deus. Pelo Batismo nos tornamos membros de Cristo e somos inseridos na Igreja, participantes na sua missão pela ação do Espírito Santo.
Toda pessoa pode ser batizada desde que nunca tenha sido, pois o Batismo é o sacramento que só pode ser recebido uma única vez.
A Igreja batiza as crianças desde o século segundo. Quando os pais decidem batizar seus filhos, escolhem os padrinhos, para que, juntamente com os pais, assumam a responsabilidade diante de Deus e da comunidade, para acompanhar a criança na vivência da fé cristã.
A partir dos 09 anos de idade, para receber o Batismo, é necessário que a criança receba instruções sobre as verdades da fé, a vida de Jesus, bem como o significado deste sacramento.
Deste modo, a Igreja orienta que a escolha dos padrinhos deve seguir alguns critérios. Os padrinhos devem ser católicos; batizados; com no mínimo 16 anos completos; e que levem uma vida de acordo com a fé e a missão que irá assumir.
Os encontros presenciais estão, temporariamente, suspensos.
O batizado pode ser realizado no 1ª e 3º domingo, e no último sábado de cada mês, às 11h.
Para mais informações, entre em contato com a secretaria paroquial pelo telefone (11) 4426-6462.
Paróquia Santa Rita de Cássia