Paróquia Santa Rita de Cássia

Pastorais da Paróquia Santa Rita de Cássia

Pastorais, Grupos e Conselhos

 

 
 
Pastorais 

As pastorais da paróquia Santa Rita de Cássia foram sendo criadas desde a fundação da Paróquia e hoje totalizam 25.

O que é uma pastoral? A pastoral é a ação da Igreja Católica, com um conjunto de atividades pelas quais se realiza a missão para qual ela foi criada. 

 

 

Titulo do texto sobre o conselho de assuntos econômicos paroquiais - Pastorais
Coordenação: Luiz Alberto Rabi.

O CAEP é um órgão oficial na paróquia. Sua função é administrar, em nome do bispo e juntamente com o pároco, o patrimônio da paróquia, incluindo bens móveis e imóveis e recursos financeiros. Tem em vista a formação e manutenção de um patrimônio cujo usufruto é da paróquia, mas pertence à Mitra Diocesana.

Foi fundado na Paróquia Santa Rita de Cássia em 2014. Atualmente, é composto por sete membros, inclusive o pároco, que é o presidente. 

O Conselho possui um calendário de reuniões ordinárias periódicas, a cada 45 dias, em média. E, se necessário, ocorrem reuniões extraordinárias.

A escolha dos membros do CAEP é atribuição única e exclusiva do pároco.

As funções são organizadas e atribuídas pelo presidente, o Padre Tiago Síbula.

O estatuto do CAEP prevê, além do presidente, mais quatro membros obrigatórios: coordenador, tesoureiro, secretário e encarregado de patrimônio.  

Em nossa paróquia, além dos membros, o CAEP conta também com um segundo secretário e um segundo tesoureiro.

Voltar ao topo.

 

Titulo do texto sobre o conselho pastoral paroquial - Pastorais
Coordenação: Analéia Mangili Puccini e Maria Cristina Cunha.

A missão do CPP é garantir a vida de comunhão na paróquia. Também é responsável pela organização e articulação das pastorais. Busca refletir, planejar e decidir a ação pastoral da paróquia como um todo, acompanhando e revisando todas as ações espirituais que envolvem trabalhos pastorais. 

O conselho organiza e realiza a assembleia na paróquia, que acontece todo final de ano. O objetivo é definir as prioridades pastorais e elaborar o Plano de Pastoral, que leva em conta as prioridades da igreja.

O CPP é composto por dez pessoas. Entretanto, devido a pandemia, conta com as participações do pároco, coordenadora, vice coordenadora e secretária.

As reuniões são mensais (online, devido à pandemia), realizadas toda primeira quarta-feira do mês. Quando necessário, é convocada uma reunião extraordinária.

Para entrar em contato com alguma pastoral, ou com o CPP, contate a secretaria paroquial.

Como o CPP é um Conselho Pastoral Paroquial, quem escolhe os membros é o nosso pároco, em comunhão com os demais membros. No CPP há funções definidas, como coordenador, secretário e outras funções específicas. As funções também são definidas ao longo do ano, para os serviços semanais, mensais ou anuais. Porém, por causa da pandemia, o conselho está em comunhão com a Pastoral Litúrgica. Cada membro do CPP fica responsável por um cronograma semanal das atividades da paróquia.

Voltar ao topo.

 

Titulo do texto sobre o grupo de oração - Pastorais
CoordenaçãoMichel Batista e Nilda Perricone.

A missão da pastoral é utilizar dos dons do Espírito Santo e a leitura da palavra de Deus.

Foi fundada na Paróquia Santa Rita de Cássia em 1982.

Ela compõe atualmente vinte e cinco membros e dois coordenadores.

Os encontros são semanais, às quartas às 20h. Caso tenha interesse em participar, entrar em contato com Michel 11 987221330.

A pastoral se organiza através de uma programação dos coordenadores, normalmente possuem:

Programação anual;

Experiência de oração;

Tarde de louvor.

Voltar ao topo.

 

Titulo do texto sobre a pastoral da acolhida - Pastorais
Coordenação:  Fábio Loredo e Karen Schurut.

A Acolhida foi fundada na Paróquia Santa Rita de Cássia em 10 setembro de 2020. A principal missão é acolher bem todos aqueles que vão à igreja e ajudar naquilo que precisarem. Sempre com o objetivo de que as pessoas se sintam amadas e acolhidas.

Atualmente ela é composta por 21 membros.

Esta pastoral se organiza e se reúne por intermédio da ferramenta Whatsapp, organizando as escalas e com reuniões online.

Todos que quiserem participar serão bem-vindos. Para isso, basta entrar em contato com a secretaria da paróquia ou com algum dos agentes da pastoral durante as missas.

Os serviços da Acolhida são definidos por funções, estabelecidas em conjunto com a liturgia.

Voltar ao topo.

 

Titulo do texto sobre a pastoral do apostolado da oração - Pastorais
Coordenação: Yolanda Maria Basilio Aguiar e Lurdes.

A missão do  Apostolado da oração é rezar pelos padres, enfermos e todo o povo de Deus. Foi fundado na Paróquia Santa Rita de Cássia em 9 julho de 1969. Conta, hoje, com doze membros ativos e algumas senhoras afastadas.

A organização se dá por meio de reuniões, toda 2ª segunda-feira do mês.

Para entrar em contato com a pastoral, basta procurar a secretaria paroquial. As funções são organizadas por uma secretária e uma tesoureira, designando-as após votação com a presença do padre.

As programações são toda sexta-feira na nossa Hora Santa, toda 2ª segunda-feira do mês e toda 1ª sexta-feira, na missa em louvor ao Sagrado Coração de Jesus.

Voltar ao topo.

 

Titulo do texto sobre a pastoral do batismo - Pastorais
Coordenação:  Alceni da Silva e Odette Alves da Silva.

 

A pastoral tem a missão acolher pais e padrinhos e prepará-los antes da celebração do batismo. Assim, ajuda-os a compreenderem o sacramento em si, a celebração, o ser batizado, o ser cristão e a sua missão como pais e padrinhos.

Sua fundação foi por volta de 1980/1990, atualmente, são oito pessoas: 3 casais e duas jovens.

As atividades possuem uma escala mensal para as preparações batismais e para os batizados que são realizados nos 1ºs. e 3ºs. finais de semana.

No sábado a preparação às 16 horas e a celebração do batizado está sendo realizada no domingo. Atualmente, após a missa das 10 horas.

Eventualmente há reuniões nas paróquias, mas, participamos sempre das reuniões e encontros regionais e diocesanos programados.

A organização ocorre através do padre Tiago, dos coordenadores ou da equipe, pelo grupo de Whatsapp, dos grupos da paróquia, Batismo ou Coordenação do Batismo.

Havendo interesse, procurar o padre Tiago para conversar e posteriormente passar por uma formação.

As necessidades do serviço e da coordenação são definidas pelo padre.

É realizado um planejamento anual com a escala mensal das preparações batismais e acolhimento dos pais e padrinhos no dia da realização do batismo.

Voltar ao topo.

 

Titulo do texto sobre a pastoral da catequese adulto - Pastorais
Coordenação:  Carmen Helena Armelini.

 

A missão da Catequese com adultos é educar na fé, evangelizar e preparar os adultos para receberem os sacramentos da iniciação cristã.

As reuniões são realizadas com outros seguimentos da catequese, quando necessário.

As orientações sobre como participar são feitas pelo WhatsApp, que pode ser informado pela secretaria ou pelo e-mail: cha_armelini@yahoo.com.br.

Com carinho e disposição, a coordenadora acolhe todos que queiram participar dos encontros da catequese com adultos, ou queiram qualquer informação. Todas as orientações são seguidas de acordo com o que é proposto pela pastoral e diocese, com encontros semanais.

Voltar ao topo.

 

Titulo do texto sobre a pastoral da catequese infantil - Pastorais
Coordenação: Lia Figueiredo Sava.

 

Tem o objetivo de fazer com que as crianças conheçam e se aproximem de Jesus, querendo recebê-lo e vivenciá-lo, na família, na escola e na comunidade. E, com isso, fazer com que sintam prazer e vontade de ficar conosco, servindo a comunidade. Outro objetivo é levar esse mesmo propósito para catequizar as famílias e colocá-las como parte da comunidade também.

Essa pastoral foi fundada na Paróquia Santa Rita de Cássia, conforme relatos, na fundação da igreja Santa Rita. Monsenhor Antunes trabalhava na paróquia com algumas catequistas. Num local próximo à capela, ele mesmo dava as aulas de catequese para as crianças. Hoje em dia, a pastoral é composta por oito catequistas. As catequistas mais experientes recebem as iniciantes, para trabalharem juntas até estarem preparadas para assumir uma turma.

As reuniões da pastoral da catequese são feitas a cada dois meses.

Para entrar em contato com a pastoral, contate a secretaria paroquial. Para participar da pastoral, consulte a data e junte-se a nós nos encontros e reuniões. Existe uma programação anual dos encontros da catequese, uma vez por semana, das festas e das celebrações.

Voltar ao topo.

 

 
 
Titulo do texto sobre a pastoral da comissão de festas - Pastorais
Coordenação:  Alceni Silva e Sueli Paganotti.

 

Foi fundada pelo Padre Tiago Síbula, no final do ano de 2019.

A missão desta pastoral é ser um “elo animador” entre os movimentos, pastorais e grupos de nossa paróquia, buscando a integração desses serviços com a nossa comunidade. O objetivo é, então, organizar todas as festividades em prol da paróquia.

A Comissão de Festas é formada por 11 pessoas, além do Padre Tiago. No momento, todos os eventos são organizados por meio de reuniões online.

Para entrar em contato com a pastoral, procure a secretaria paroquial, ou o Padre Tiago, e deixe seu nome e telefone para contato. E para participar ou ajudar nos eventos, você também deve deixar o seu contato na secretaria ou com algum membro da comissão de festas.

Voltar ao topo.

 
Titulo do texto sobre a pastoral da comunicação (PASCOM) - Pastorais
Coordenação: Nathalia de Freitas e Vinícius dos Santos Gomes.

 

A missão é evangelizar através dos meios de comunicação existentes na comunidade fazendo com que as informações cheguem a todos.

A PASCOM foi fundada oficialmente no dia 16 de outubro de 2019, e ela compõe atualmente com 21 integrantes.

Nossa pastoral se organiza em núcleos para que os trabalhos possam ser realizados com organização e planejamento. Atualmente temos 7 núcleos que são: artes, audiovisual, fotografia, redação, redes sociais, site e transmissão.

Cada núcleo possui um líder que auxilia nos serviços, escalas de trabalhos, a atuação é de facilitador e condutor das execuções.

Para entrar em contato com a pastoral basta procurar um dos coordenadores, algum membro da pastoral ou a secretaria paroquial, deixando o contato.

A coordenação e o padre irão avaliar as suas qualificações e identificações e direcionar para o núcleo mais adequado para um bom desempenho na Pascom.

As atividades são planejadas mensalmente, tendo em vista os acontecimentos de cada mês e as solicitações das demais pastorais.

Voltar ao topo.

Titulo do texto sobre a pastoral dos coroinhas e cerimoniários - Pastorais
Coordenação: Felipe Ricardo Pezzo.

 

A pastoral dos Coroinhas e Cerimoniários tem como missão fundamental auxiliar nas celebrações eucarísticas e nos demais serviços da comunidade. Dá testemunho do amor de Deus, que chama os jovens a dar sua contribuição na construção do Reino, no ambiente onde está inserido, seja na família, no grupo, na comunidade, na escola etc. Atua diretamente nos serviços do altar e da comunidade.

Os COROINHAS e CERIMONIÁRIOS também tem por missão o zelo pela comunidade como ambiente de oração. Este deve ser acolhedor, favorecendo a oração comunitária e o bom ambiente de celebração. Além de defender a Eucaristia, a exemplo de seu padroeiro São Tarcísio.

Quanto a sua fundação na paróquia, não se tem uma data precisa.

Atualmente, ela é composta por 10 COROINHAS e 6 CERIMONIÁRIOS, sob a coordenação de Felipe Ricardo Pezzo.

Sua organização se dá através de um encontro mensal, onde os CERIMONIÁRIOS recebem a formação na prática. E, quando necessário, uma reunião mensal, presencial ou on-line.

Para entrar em contato com a pastoral, envie um e-mail para coroinhasdecassia@gmail.com. Ou pelo direct do Instagram em @santa_rita_coroinhas. Ou deixe seu nome e telefone na secretaria paroquial. Ou ainda, procure pelo Coordenador ou pelo padre Tiago.

As funções definidas e são organizadas por escalas. Com mais de um cerimoniário em uma celebração, há o CERIMONIÁRIO MOR, que é responsável por toda a organização e responde diretamente ao celebrante.

A programação é definida de acordo com o calendário litúrgico e programação trimestral que é passada pelo CPP e Liturgia.

Voltar ao topo.

Titulo do texto sobre a pastoral da crisma - Pastorais
Coordenação: Elcon Otero.

 

A Crisma tem como missão preparar os jovens que desejam confirmar sua fé católica para receber o Sacramento da Crisma. No modo que assumam seus papéis como cristãos e católicos pela ação do Espírito Santo, sendo luz do mundo e sal da terra.

Por se tratar do Sacramento em que se confirma a iniciação cristã do batismo, tem a missão de direcionar os crismandos ao amadurecimento na fé cristã. Realizam a interação e a vivência com outras pastorais e movimentos da paróquia, demonstrando e levando ao conhecimento dos mesmos, a existência e a atuação de cada uma delas, possibilitando a identificação com a pastoral ou movimento que desejam participar, para que sejam cristãos atuantes na comunidade e no meio em que vivemos.

No ano de 2020 tivemos 4 jovens em formação, um catequista e 3 aspirantes a catequista.

Os encontros são semanais, aos sábados às 15h00, tendo os períodos de Julho e Janeiro de férias.

Para entrar em contato com a pastoral, basta entrar em contato com a secretária da paróquia. E caso deseje participar é só realizar a inscrição para Crisma.  A messe é grande e os operários são poucos.

Além das reuniões semanais, temos um retiro anual, uma arrecadação de alimentos semestral, entre alguns momentos únicos da própria Crisma.

Voltar ao topo.

Titulo do texto sobre a pastoral da defesa da vida - Pastorais
Coordenação: Maria Alzira e Analeia.

 

A pastoral da Defesa da Vida foi fundada, na Paróquia Santa Rita de Cássia, em 2011 e, atualmente, é composta por 4 membros.

A missão é cuidar da vida do início ao fim natural. São acolhidas grávidas, mães carentes e as que pensam em abortar, fazendo doações de enxovais. Além disso, são feitas visitas a idosos e acamados, e, conforme a necessidade, doações de fraldas geriátricas.

Os atendimentos e o preparo dos enxovais para doação ocorrem às terças-feiras (das 14h às 17h), na paróquia. Assim como eventuais reuniões para alinhar ideias e planejamentos.

A programação para os serviços também é realizada semanalmente, assim como a entrega dos enxovais. No final de cada mês, é feito um balanço geral anual, a fim de acompanhar o número de doações feitas.

Para entrar em contato com a pastoral, procure o Padre Tiago após a missa, ou deixe seu número de telefone na secretaria paroquial. Assim que possível, você será contatado. Caso queira fazer parte da pastoral, procure a secretaria paroquial ou o padre. Lembrando que a pastoral não define funções fixas; tudo é realizado de acordo com as necessidades e com o seu comprometimento.

Voltar ao topo.

Titulo do texto sobre a pastoral do dízimo - Pastorais
Coordenação: Márcio de Paula e Vera Rodrigues de Paula.

 

A Pastoral do Dízimo tem como papel principal conscientizar cada participante da comunidade da sua responsabilidade com a sua Igreja e com a sua Comunidade, o levando a refletir e organizar as contribuições, como compromisso e expressão de fé.

A missão da Pastoral do Dízimo é contribuir para a formação do espírito de uma comunidade corresponsável, adulta, catequizada e participativa, com paroquianos responsáveis comunitariamente, cientes de que as despesas e recursos financeiros para desenvolver as ações da igreja devem provir do dízimo.

Apesar de termos várias citações bíblicas sobre o dízimo, a Igreja Católica não obriga os seus fiéis a serem dizimistas. Portanto, o dízimo não é obrigatório. É sinal de amor, de fé, de partilha e de comprometimento com a sua Comunidade.

Desta forma, nós da Pastoral do Dízimo, testemunhamos a alegria de uma vida agradecida a Deus, através de nossa oferta mensal do dízimo. Assim, também incentivamos cada família e cada membro da comunidade a se inscrever como dizimista e contribuir sua na paróquia, a partir do momento em que tiverem remuneração e conscientizados da necessidade interior de oferecer, como gratidão, parte de seus recebidos.

História

A pastoral foi fundada em 2003, sob a direção do Padre Adenízio.

O trabalho de conscientização em torno ao dízimo nunca está concluído. A realidade social, econômica e cultural muda constantemente e, com ela, sempre surge a necessidade de inovações e adaptações para atender as inúmeras demandas pastorais.

Os desafios de implantação da pastoral foram muitos. Vão desde a conscientização do compromisso, passando por adquirir confiança para destinação dos recursos arrecadados, identificação de membros para compor a equipe, definição de papéis, divisão das tarefas etc.

Os trabalhos foram interrompidos por um período e, em 2018, retomados sob a direção do Padre João Haroldo.

Enfim, foi um trabalho de formiguinha que, agora sob a direção do Padre Tiago Síbula, se consolida definitivamente como elo financeiro entre a Paróquia e a Comunidade.

Atualmente, a Pastoral do Dízimo é composta por oito membros: dois coordenadores e seis agentes de pastoral.

Realizamos reuniões periódicas, presenciais e/ou online, com a participação dos membros e do pároco. Nestas reuniões são tratadas as ações realizadas pela pastoral na paróquia, escala de trabalho e outros projetos a serem realizados durante o ano. Para isso, é criado um calendário de atividades, para orientar e organizar nossos esforços.

Temos plantões de atendimento aos domingos, nas missas das 18h30. No primeiro final de semana do mês, os plantões ocorrem em todas as missas (sábado e domingo).

Fora dos plantões, é possível deixar recado na secretaria. A secretária paroquial encaminha o contato ao coordenador da pastoral, que retorna posteriormente.

Como participar

Para participar, é necessário conversar com o coordenador, apresentar suas motivações e deixar seus contatos. Essas informações serão levadas para o pároco que, após conversar com a pessoa interessada, irá validar ou não a participação na pastoral.

Na pastoral não existem funções definidas entre os agentes da pastoral. As demandas são distribuídas conforme disponibilidade e aptidão de cada um.

O objetivo principal das ações é crescer no processo evangelizador e na arrecadação de recursos financeiros, de maneira a garantir a sustentabilidade da evangelização.

Sendo assim, a Pastoral do Dízimo elabora um planejamento anual com objetivos e plano de ação. Isso torna possível estruturar a pastoral, tendo visibilidade do que se pretende alcançar, não só financeiramente, mas principalmente à evangelização.

Nas reuniões fazemos os planejamentos de curto prazo, revisões e avaliamos propostas para os próximos encontros. Sempre temos desafios que precisamos vencer.

Como católicos e membros da Pastoral do Dízimo, devemos demonstrar uma gratidão autêntica para os dons que nos foram confiados no nosso batismo. Então, por meio de um processo de oração e responsabilidade, compartilhamos nosso tempo, aptidão e conhecimento com a comunidade local e com a Igreja.

O dízimo é uma expressão de gratidão a Deus por tudo o que recebemos. É uma contribuição voluntária, regular, periódica e proporcional aos rendimentos recebidos. Todo batizado deve assumir como sua obrigação em relação à manutenção da vida da Igreja.

O nosso compromisso é contínuo em ajudar aqueles que podem enfrentar dificuldades financeiras e espirituais. O dízimo permite que a paróquia possa cumprir seu papel com o próximo necessitado.

Voltar ao topo.

Titulo do texto sobre a pastoral da legião de Maria- Pastorais
Coordenação: Manuela Gomes.

 

A missão da pastoral é primordialmente, rezar do terço na igreja e nas residências de paroquianos; visitas a enfermos, asilos, hospitais, orfanatos e presídios; terços em cemitérios, quando do falecimento de paroquianos e visitas a enlutados.

Sua fundação se deu em 20 de abril de 1970, atualmente são 9 legionários ativos e 89 auxiliares e a coordenadora. No momento, sem vice coordenadora.

As reuniões são semanais, às quartas-feiras, às 8:30h, no salão menor da igreja. Atualmente, nossas reuniões são realizadas online, com a presença de cinco legionárias ativas.

Caso tenha interesse em participar, procurar a secretaria da igreja, a coordenadora, ou entrar em contato com algum membro da pastoral. 

As funções são definidas em reunião semanal e as tarefas serão sempre realizadas em duplas.

Voltar ao topo.

Titulo do texto sobre a pastoral da liturgia - Pastorais
Coordenação: Maria Cristina Cunha e Felipe Ricardo Pezzo.

A missão da Pastoral Litúrgica é pensar, sob a luz do Espírito Santo, a melhor forma de inspirar o povo de Deus a rezar e se encontrar com o Pai. Se aprofundando no Mistério Pascal, nas celebrações eucarísticas e em todas as ações propostas pela igreja, dentro de cada tempo litúrgico.

Para bem cumprir esta missão, a equipe litúrgica exerce um serviço concreto e prático: organiza toda a vida litúrgica da comunidade (celebração aos domingos — Eucarística ou da Palavra — celebrações dos sacramentos e outras). Garante um processo que atua no conjunto da pastoral da paróquia e na formação litúrgica de todos. Prepara subsídios de apoio. Garante que a equipe esteja a serviço da comunidade. Garante que a liturgia seja dignamente celebrada e participativa, imprimindo a espiritualidade de forma dinâmica.

Leitores, animadores, pastorais, ministros extraordinários da sagrada comunhão, salmistas, cantores e instrumentistas e  ministros que presidem fazem parte da Liturgia.

A missão desta pastoral consiste, portanto, em promover a participação dos fiéis de modo pleno, consciente, ativo e frutuoso. Alguns grupos paroquiais, como o Apostolado da Oração e a Legião de Maria, contribuíram para a liturgia e acreditam que sua fundação se deu no ano de 1968. Entretanto, a pastoral somente foi oficializada na gestão do padre Adenízio Leonardo Miranda, em 2002/2003, com estudo de documentos e formação litúrgica contínua.

A pastoral tem reuniões com a Equipe de Liturgia Ampliada, ou seja, com todas as pastorais presentes em celebrações, por ocasião dos tempos fortes: Natal, Semana Santa, Páscoa, Pentecostes, Corpus Christi e outros eventos importantes, como a festa da Padroeira Santa Rita de Cássia e de Nossa Senhora do Paraíso, e outras datas relacionadas à catequese, ao batismo etc. Para a programação das atividades do Tempo Comum, as reuniões contam com menos participantes. 

Como participar

A pastoral conta com 31 leitores e animadores, que se revezam de acordo com as escalas mensais.

Muito atarefada, a Pastoral Litúrgica está sempre acolhendo novos membros. Assim diz a Palavra do Evangelho de Mateus 9,37: “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos”. Quem sentir o Chamado de Deus em seu coração, poderá conversar com o padre ou com os coordenadores, nos horários de missas, ou na secretaria. Todos são bem-vindos.

Você poderá participar da pastoral nas funções de Proclamador da Palavra ou Animador. As pessoas terão orientações e/ou formações. Muitas delas são dadas pela Diocese ou até mesmo pelo padre.

Programação

A programação é feita através de um planejamento anual, baseado no Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil (da CNBB), de festas de devoção populares, calendário da Diocese de Santo André e da nossa Comunidade.

São feitos os cronogramas mensais e semanais, com diretrizes e informações detalhadas de cada ação, responsáveis, equipes envolvidas, espaço celebrativo ou para oração, a tecnologia, decoração, celebrante etc.

Antes mesmo do Concílio Vaticano II, se faziam experiências litúrgicas de aproximação popular, para que a liturgia fosse mais participativa. Via-se, nesse fomento de renovação, uma verdadeira luz do Espírito Santo, como um clamor e uma necessidade que já brotava nas bases e nas comunidades eclesiais. Como aponta o número 43 da SC (Sacrosanctum concilium – Vaticano): “A preocupação pelo incremento e renovação da liturgia é justamente considerada como um sinal dos desígnios providenciais de Deus sobre o nosso tempo, como uma passagem do Espírito Santo pela sua Igreja; ele imprime uma nota distintiva à sua vida, e mais, a todo o modo religioso de sentir e de agir do nosso tempo”.

“Na América Latina, a renovação litúrgica promovida pelo Vaticano II marcou a vida da Igreja e mudou a mentalidade dos fiéis. O Uso do vernáculo modificou o estilo das celebrações litúrgicas; o celebrante voltado para o povo estabeleceu novo tipo de participação ativa e consciente da comunidade. Numerosas publicações de estilo popular, sobretudo os folhetos litúrgicos, para cada domingo, colocados generosamente nas mãos dos fiéis, contribuíram para sua participação na celebração eucarística. Até mesmo as numerosas comunidades distantes das sedes paroquiais, que até o Concílio se sentiam abandonadas, se reanimaram com a celebração da palavra de Deus e constituíram em entusiasmadas comunidades de base.” Fonte: Vatican News – A aplicação da reforma da liturgia, 16_Janeiro_2019.

Voltar ao topo.

Titulo do texto sobre a pastoral dos ministros extraordinários - Pastorais
Coordenação: Dona Rosa e Luisa.

 

A missão de sua Pastoral é levar a Sagrada Comunhão aos enfermos, distribuir a Sagrada Comunhão nas missas.

Efetuar através dos Ministros da Palavra, a Celebração da Palavra, sempre que o padre precisar.

Os Ministros de Benção podem abençoar as casas e pessoas.

Os das Exéquias participam da cerimônia no funeral (encomendação do corpo). Nas celebrações das exéquias tendo a consciência que são instrumentos do amor de Cristo, a Igreja pede que os seus filhos, incorporados pelo Batismo em Cristo morto e ressuscitado, com Ele passem da morte à vida.

Foi fundada na Paróquia Santa Rita de Cássia, por volta do ano de 1988 com o padre Humberto. Atualmente ela compõe 28 ministros ativos.

A Pastoral se organiza através de uma escala mensal das missas, temos um grupo de WhatsApp onde todas as informações e orientações são colocadas.

Antes da pandemia a Pastoral se reunia de dois em dois meses. Agora elas são online.

A pastoral pode ser contatada através pela secretaria, que entrara em contato com as coordenadoras, agendando a visita solicitada ao enfermo, as pessoas podem deixar o nome e telefone, que depois a secretária entre em contato para futura visita.

 Para participar da pastoral, a pessoa pode agendar um horário com o padre, falando da sua vontade e disponibilidade para o Ministério.

A Pastoral define algumas funções. Através de uma escala mensal, é definido para cada missa um Ministro Líder. Ele será responsável por verificar se todas as funções foram executadas corretamente.

Há um compromisso pessoal de fiel e devoto participando semanalmente das missas (sábados/domingos). Também mensalmente da missa de Santa Rita e sempre que houver alguma missa programada.

Voltar ao topo.

Titulo do texto sobre a pastoral dos músicos - Pastorais
Coordenação: Rita Rabi.

 

A pastoral foi fundada juntamente com a Paroquia Santa Rita de Cássia, com a missão de evangelizar através do canto, levando as pessoas a rezar.

Atualmente é composta por 27 membros, com a coordenadora.

Se organizam através do grupo de WhatsApp, por telefone fixo, celular e também presencialmente.

De fácil acesso, pode-se entrar em contato, procurando qualquer membro, principalmente nos dias de celebrações.

Caso tenham interesse e desejem participar cantando ou tocando, podem se candidatar ao serviço na secretaria.  A coordenação irá entrar em contato com a pessoa interessada.

A pastoral não define funções. A coordenação organiza e prepara com o pároco as necessidades das celebrações, com o acompanhamento do evangelho através da música.

A programação é mensal. A coordenação envia com antecedência no WhatsApp, os cronogramas, as escalas e os grupos que deverão seguir ao longo do mês por ocasião das celebrações.

Voltar ao topo.

 

Titulo do texto sobre a pastoral da ordem - Pastorais

Coordenação: Analéia Mangili Puccini e Marta Marani.

A missão da Pastoral da Ordem é zelar pela ordem e limpeza da nossa paróquia, de forma geral. Ela foi fundada em 26 de outubro de 2020 e conta com dezessete colaboradores.

A organização funciona com uma escala semanal e a reunião é programada conforme a necessidade do grupo. O trabalho não é feito em conjunto; a escala semanal define quem irá trabalhar a cada final de semana.

Para entrar em contato com a pastoral, procure a secretaria paroquial ou o padre.

Voltar ao topo.

Titulo do texto sobre a pastoral São José - Pastorais

Coordenação: Sr. Clavir José Lazoski.
 

 

Foi recentemente criada em 27 de fevereiro de 2021

É responsável pela manutenção e conservação dos bens e utensílios da paróquia e pelo auxílio às demais pastorais com serviços braçais.

A pastoral tem como coordenador atual o Sr. Clavir José Lazoski e possui quatro membros.

As reuniões são semestrais e as prioridades são defendidas pelo pároco.

Atualmente, temos os seguintes projetos em andamento:

– Reforma da farmácia;

– Construção da sala de manutenção;

– Construção da nova sala onde será o caixa da quermesse;

– Reforma com alteamento e troca de telhado (desde o banheiro até o final da cozinha);

– Substituição da pia e troca de toda a parte hidráulica da cozinha.

Voltar ao topo.

 

Titulo do texto sobre a pastoral do terço dos homens - Pastorais

Coordenação: Carlos Faviano.

 

A pastoral Terço dos homens foi fundada na Paróquia Santa Rita de Cássia, em novembro de 1997. 

Sua missão é rezar pelas intenções de quem pede.

É composta por 6 membros e o coordenador. 

Atualmente organizam-se em reuniões presenciais, às segundas-feiras, às 19h30 na igreja. Para fazer parte desta Pastoral, entrar em contato comparecendo na secretaria da igreja.

Todos podem participar da pastoral do Terço dos homens, basta comparecer no igreja no horário das reuniões.

Voltar ao topo.

Titulo do texto sobre a pastoral dos Vicentinos - Pastorais

Coordenação: Maria Tereza Almeida da Silva Romanini como presidente, Agostinho Cardoso como vice presidente e Regina Célia Nogarol Ribas como Secretaria.

 

A missão da pastoral, é trabalhar com as famílias necessitadas da paróquia, visitando-os para conhecer suas necessidades espirituais e materiais. Distribuição de cestas de alimentos para as famílias cadastradas, com base na arrecadação dos alimentos doados pelos paroquianos e por pessoas caridosas.

Foi fundada em 04 de agosto de 1976, pelo Padre Agnaldo Sebastião Vieira e um grupo de paroquianos: Antonio Peruzzi, Luiz Paulo Arruda, Maria dos Reis Arruda, Nelson e Sebastiana Rubio, Laura Maria, Maria dos Anjos Mello, Alda Regina Gonçalves, Geralda de Mello Terra e Orlando Terra. A Agregação se deu em 14 de setembro de 1992.

Atualmente compõe sete pessoas sendo, Aclamados:

  • um confrade: Agostinho Cardoso,
  • três consocias: Regina Célia Nogarol Ribas, Maria Tereza Almeida da Silva Romanini e Eliana Renata Mantovani Nascimento.

Aspirante:

  • Júlio César Rodrigues Fontes
  • Cristina Denunzio Sandoval Contro
  • Claudio Contro

Há uma sala para armazenamento dos alimentos. 

As reuniões são realizadas todas as quartas-feiras das 15:30h as 16:30h. No momento estão suspensas devido pandemia e impossibilidade de reunião virtual.

Pode se entrar em contato com a pastoral, através da secretaria paroquial ou nos visitando no horário das reuniões, quando voltarem a ocorrer.

As tarefas são organizadas de acordo com as possibilidades. todos contribuem, ajudando nas visitas, na montagem das cestas, na separação dos alimentos.

A programação para os serviços, são as entregas das cestas de alimentos aos 3ºs sábados de cada mês.

Voltar ao topo.

Saiba sobre os horários das pastorais: Horários